
Petrolina, julho de 2023 – Em sua segunda edição, a caravana educativa promovida pela Associação de Doenças Neuromusculares de Pernambuco (Donem), InterAÇÃO 2.1, acontecerá em 29 de julho, em Petrolina (PE). A iniciativa nasceu com o intuito de elevar a conscientização sobre as doenças neuromusculares (DNMs) e capacitar profissionais da área de saúde para fornecer assistência adequada aos pacientes. Este ano, ela acontecerá no Auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), das 8h às 12h30.
“Acreditamos na importância da educação para um cuidado mais eficiente dos pacientes e, por isso, estamos promovendo essa iniciativa. Serão momentos enriquecedores para levar acolhimento, conscientização, treinamento e informação atualizada sobre os cuidados do paciente com doenças neuromusculares como, por exemplo, a atrofia muscular espinhal (AME), a distrofia muscular de Duchenne e a esclerose lateral amiotrófica (ELA)”, explica a presidente da DONEM, Suhellen Oliveira.
Durante o evento, médicos e profissionais da área de saúde serão capacitados para prestar a assistência adequada à demanda do paciente.
O InterAÇÃO 2.1 oferecerá certificados aos participantes e prestará atendimento para pacientes e familiares com equipe especializada composta por neuropediatra, fisioterapeuta respiratória e motora, a fim de proporcionar um acolhimento importante para a comunidade. A iniciativa tem realizado um importante trabalho na região nordeste do país. “Nosso intuito é oferecer suporte à jornada desses pacientes que, por muitas vezes, precisam se deslocar para a capital do estado, juntamente com suas famílias, a fim de receber atendimento especializado. Levar a caravana para essas cidades significa auxiliar na diminuição das filas de espera de novos pacientes que aguardam por atendimento e dar apoio a pacientes locais que já haviam recebido atendimento em Recife, mas, devido à distância, ficaram desassistidos”, finaliza Suhellen
Após ter iniciado em Caruaru, a caravana percorrerá, ao longo do ano, mais três cidades do estado para conscientizar a sociedade a respeito das DNMs, sendo elas Arcoverde (setembro), Garanhuns (novembro) e Vitória de Santo Antão (dezembro).